Ed Carpenter

Ed Carpenter
Blog da Indy  /  Equipes  /  Ed Carpenter

A equipe Ed Carpenter Racing nasceu em 2012. É uma das caçulas da Fórmula Indy, no entanto, já soma vitórias, revelações e poles nas 500 milhas de Indianápolis. Após a mudança para os chassis DW12, Ed Carpenter que até então corria pelo time de Sarah Fisher nos ovais, decidiu criar sua própria escuderia.

Já em seu primeiro ano, Carpenter venceu a corrida de Fontana na Califórnia. Não foi uma temporada fácil. A vitória veio na última etapa do ano, mas os resultados ao longo de 2012 foram bem abaixo do esperado. Ed carpenter com vasta experiencia na Indy desde o incíio da década anterior, sempre teve como sua especialidade os circuitos ovais, no entanto, fez a temporada toda ocmo único carro da equipe.

No ano seguinte, Carpenter novamente fazendo a temporada integral e sozinho no seu próprio time, cravou a pole nas 500 milhas de Indianápolis e por pouco não venceu em Fontana novamente, chegando em segunda na corirda da Califórnia.

A melhor temporada da história da Ed Carpenter Racing foi em 2014. Ed tomou a decisão de correr apenas nos circuitos ovais, dando a oportunidade para o ingles Mike Conway fazer as etapas nos misto e de rua. Em Long Beach e Toronto, Conway venceu. Já Carpenter, mais uma vez cravou a pole na Indy500 e de quebra venceu a etapa seguinte no Texas, levano o carro nº 20 a sétima posição no campeonato geral.

Na temporada de 2015, Ed Carpenter se juntou a Sarah Fisher, Andrew O’Gara e Willis Hartman, formando a Carpenter Fisher Hartman Racing. A ex pilota Sarah Fisher trouxe o pupilo Josef Newgarden para o time. O norte-americano guiando o carro #67 venceu em barber e em Toronto. Ed Carpenter mais uma vez fez apenas os ciruitos ovais, enquanto que Luca Fillippi fez as pistas mistas e de rua.

Em 2016, Ed Carpenter voltou a ter controle total do time, comprando a parte de Sarah, Andrew e Willis. Josef Newgarden continuou no time. Spencer Pigot que foi campeão da Indy Lights na temporada anterior se junatava ao time para guiar o carro de Carpenter nos mistos. Embora Newgarden tenha vencido apenas uma corrida no ano, ele conseguiu outros seis Top5 e levou o carro nº 21 ao quarto lu gar na classificação geral.

Entre os anos de 2017 e 2020, a Ed Carpenter não conseguiu mais vencer nenhuma prova. O resultado mais expressivo foi a pole de Ed Carpenter mais uma vez na Indy 500 em 2018. Rinus VeeKay também fez uma pole em Indianápolis, mas no circuito misto no Harvest GP em 2020.

Dono: Ed Carpenter

Diretor técnico: Tim Broyles

Chefe dos mecânicos: Bret Schmitt

Engenheiros:
Nick Cooper – Carpenter/Daly
Jeff Frederick – VeeKay


Histórico na IndyCar

Estreia na Indy:

Largadas:

Vitórias:

Poles:

Top5:

Top10:

1ª Vitória: 2012 - Ed Carpenter em Auto Club

1ª Pole: 2013 - Ed Carpenter em Indianapolis

Parceiros

Cafe Mineiro
Duek Motohomes
Liberty Industrial
KVR – Kart