Única estapa fora dos Estados Unidos acontece neste final de semana.
Desde 1986, o Grande Prêmio de Toronto é uma das provas mais tradicionais e esperadas da IndyCar Series. No atual cenário da categoria, essa corrida é a única que é realizada fora do território norte-americano.
Este será a 37ª edição da corrida de Toronto pela IndyCar. Nos anos de 2008 devido a união da IRL e Champ Car, e 2020 e 2021 devido a pandemia, foram os únicos tres anos que não tivemos as corridas da Indy em Toronto desde a sua estreia no calendário.
Já nos anos de 2013 e 2014, os organizadores da Indy e de Toronto, optaram por fazer rodadas duplas nessas temporadas, ou seja, duas provas por ano no mesmo final de semana.
Nas 21 primeiras edições desta prova, a cervejaria canadense Molson era a patrocinadora que dava nome ao evento, já na última década e meia, a Honda do Canadá é a grande promotora da prova.
As ruas que formam o traçado da pista de Toronto fica nos arredores do Exhibition Place, um centro de convençoes que conta tambpem com mais uma grande praça esportiva, o BMO Field, palco de um dos estádios da próxima Copa do Mundo de futebol masculina que acontecerá em 2026, já que o Canadá é uma das sedes, jutamente com o México e Estados Unidos.
A pista tem 2873 metros de extensão com onze curvas em seu perímetro, sendo no sentido horário com sete curvas para a direita e apenas quatro para a esquerda. A reta oposta que compreende as curvas 1 e 3, tem um ponto de aceleração plena de praticamente um quilometro de extensão, sendo o ponto mais claro de ultrapassagens. Outro ponto que permite ultrapassagens é na reta principal com 420 metros de extensão.
Os pilotos terão ao seu dispor 150 segundos de push to pass, que gera 50 cavalos a mais de potência e que poderão ser usados quantas vezes os pilotos optarem, no entanto, com ativação máxima de 15 segundos consecutivos.
A equipe do Blog da Indy estará in loco nessa etapa da IndyCar Series. O Grande Prêmio de Toronto acontece neste fina de semana. Confira a programação:
14/07 – Sexta
16h00 – Treino LIvre 1
15/07 – Sábado
11h35 – Treino Livre 2
15h50 – Classificação
16/07 – Domingo
11h15 – WarmUp
14h50 – GP de Toronto – 85 voltas