Último evento da categoria realizado em pista de rua na temporada!
No próximo domingo será realizado o Grande Prêmio de Nashville, no Tennesse. Essa será a quinta corrida da Fórmula Indy nos últimos quatro finais de semana. Nashville marca a última etapa do ano realizada em um circuito de rua. Já tivemos também Saint Petersburg, Long Beach, Detroit e Toronto.
Depois de uma corrida catastrófica em 2021 no seu ano de estreia no calendário da IndyCar, a organização do Grande Prêmio que se tornou um grande evento já em sua primeira edição, resolveu ouvir os pilotos e a IndyCar para fazer reparos na pista e entregar um traçado melhor para a categoria.
Com seus 3472 metros de extensão espalhados ao redor do Nissan Stadium e sendo o único circuito que passa em cima de uma ponte, a pista sofreu várias crÃticas de pilotos e de fãs, pois havia muitas ondulações e um trecho entre as curvas 4 e 8 muito estreito.
Uma das mudanças será o ponto de relargada. No ano passado, as relargadas eram realizadas entre as curvas 1 e 2, em frente ao Nissan Stadium, no entanto, esse ponto entre as duas primeiras curvas é uma chicane, o que ocasionava novas bandeiras amarelas após as relargadas. Dessa forma, as relargadas serão na ponte, no mesmo ponto onde foi a largada do ano passado.
A parte do traçado mais sinuosa e ondulada da pista, que é o trecho das curvas 4 e 8, ganharam uma nova pavimentação. Também foi aumentado o raio da curva 11 em 1,5 metros. Essa curva é a que leva para a linha de chegada e que passa em frente ao Nissan Stadium.
Faltando quatro etapas para o final da temporada, 216 pontos estão em jogo pelo campeonato da Indy. Matematicamente os dez primeiros colocados do campeonato ainda têm chances de tÃtulo, no entanto, a disputa está entre os seis primeiros. Após o Music City GP, os pilotos candidatos ao tÃtulo deverão ficar mais restritos ainda, pois irão faltar apenas três etapas, uma delas em Saint Louis, pista oval, além de Portland e Laguna Seca que são circuitos mistos permanentes.
O Grande Prêmio de Nashville acontece nesse domingo com a bandeira verde prevista para as 16h30. Os treinos livres já se iniciam nessa próxima sexta (5) às 17h15 com tempo real do Blog da Indy.