Australiano está prestes a marcar sua 67ª pole da carreira e igualar a Mario Andretti.
No próximo final de semana no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway poderemos acompanhar a quebra de um redor que já dura mais de três décadas. Will Power pode igualar a marca de Mario Andretti em número de Poles Positions conquistadas na IndyCar.
Mario é o piloto que mais largou na posição de honra do grid da Fórmula Indy em 67 oportunidades. O ítalo americano levou trinta anos para conseguir essa recorde. A estreia de Andretti na Indy foi em abril de 1964 no oval de Trenton, mas a primeira pole foi no ano seguinte em Langhorne, na Filadélfia, em sua 15ª prova disputada. A última pole de Andretti na Indy foi em 1993 no final de semana para as 500 milhas de Michigan em sua corrida de 385 da carreira. O piloto da Newman Haas na época, ainda faria mais uma temporada completa na categoria e chegava a marca de 407 largadas na Indy.
Já o australiano Will Power estreou na Indy em 2005 em seu país natal e conquistou sua primeira pole justamente um ano depois na mesma pista de Surfers Paradise pela Walker Team Austrália, também em sua 15ª prova disputada, assim como Mario Andretti. Mas, as marcas de Power são mais expressivas, pois ele disputou uma quantidade de provas bem menor em relação ao Tri campeão Mario Andretti, sendo 265 corridas realizadas até o último domingo com a rodada dupla em Iowa.
Essas marcas se tornam ainda mais expressivas, já que Power cravou 66 poles em dezessete anos competindo na Indy, já Mario levou 28 anos de categoria para chegar a pole de Nº 66, isso em 1992. E a pole de nº 67, o recorde que perdura até o momento, viria apenas um ano depois, em 1993.
Com contrato assinado até o final de 2023 pela equipe Penske e com uma média de praticamente quatro poles por temporada, é improvável pensar que esse recorde não será batido por Will Power nessa temporada ou mesmo em 2023.
As chance de Power são maiores ainda nesse final de semana, já que em doze etapas disputadas na pista mista do Indianápolis Motor Speedway, o australiano foi pole em seis oportunidades, inclusive nesse ano.