Piloto japonês tem futuro indefinido para 2022
No início da noite desta terça-feira (05), a equipe Rahal anunciou oficialmente em suas redes sociais, que o piloto japonês Takuma Sato deixou o time comandado por Bobby Rahal, David Letterman e Mike Lanigan.
“Obrigado Takuma. Foi um privilegio tê-lo em nossa equipe, não uma vez, mas sim duas. Seremos eternamente gratos pela sua dedicação, energia e sucesso que nos trouxe. Você sempre fará parte de nossa família”, dizia o comunicado da equipe com inúmeras fotos das passagens de Sato pela equipe, em 2012 e de 2018 a 2021.
Ao todo, o piloto japonês disputou 79 provas pelo time Rahal Letterman Lanigan Racing em cinco temporadas completas. O ponto alto foi no ano passado quando o japonês venceu as 500 milhas de Indianápolis com o carro Nº 30. Sato ainda venceu as provas em Gateway e Barber em 2019, além da corrida de Portland em 2018.
Na primeira passagem em 2012, o piloto conseguiu apenas dois pódios, em São Paulo um terceiro lugar e em Edmonton ficou atrás apenas de Hélio Castroneves. Mas, nas 500 milhas de Indianápolis de 2012, Sato lutava pela vitória junto com Dario Franchitti, quando se acidentou na penúltima volta.
A equipe Rahal Letterman tem apenas Graham Rahal no carro Nº 15 confirmado para 2022. O carro Nº 30 deverá ser anunciado em breve e o piloto mais cotado é Jack Harvey. Inglês inclusive já se desligou de sua antiga equipe, a Meyer Shank.
A Rahal anunciou também que em 2022 ampliará seu programa na IndyCar para 3 carros, e o bólido Nº 45 estará no grid em todas as etapas, mas nenhum nome concreto até o momento.
Já Takuma Sato disse que seu futuro segue indefinido. A equipe mais provável para o piloto japonês segue sendo a Dale Coyne, já que ambos, tem parceria com a Honda.
Sato retribuiu a gentileza nas redes sociais, e agradeceu todo o time. “Obrigado Bobby e Mike mais uma vez por me darem não apenas uma, mas sim duas oportunidades maravilhosas de pilotar para a equipe Rahal. Fiquei muito orgulhoso de fazer parte do programa e felizmente temos nossa missão cumprida”.