O que cada piloto precisa para ser campeão em da Indy em Long Beach?
Apenas três pilotos tem chances matemáticas de título em 2021: Alex Palou, Patrício O’ward e Josef Newgarden. Vamos as contas então do que cada um deles irão precisar fazer em Long Beach.
É importante ter em mente alguns números na cabeça.
5 pontos – Todos os pilotos que largam na Fórmula Indy já ganham ao menos cinco pontos, pois da 25ª posição para trás, é esse o valor da pontuação. Em Long Beach, teremos 28 carros, ou seja, todos que largarem já somam esses cinco pontos.
1 ponto da pole position – O mais rápido da classificação além de largar na frente, leva um ponto na tabela de classificação.
1 ponto por liderar ao menos uma volta – Qualquer piloto que passa pela linha de chegada em qualquer volta, ganha também um ponto por liderar uma volta pelo menos durante a corrida.
2 pontos para quem liderar mais voltas – O piloto que passar mais vezes na linha de chegada na liderança da prova, leva dois pontos na classificação.
Josef Newgarden – Missão impossível – 48 pontos de desvantagem.
O piloto da Penske que começou a temporada como o principal candidato ao título da IndyCar não terá tarefa nada fácil em Long Beach. A desvantagem de Newgarden vai pular para 53 pontos, pois como vimos acima, apenas por largar, Alex Palou já vai levar mais cinco pontos. Para Newgarden ser o campeão, Alex Palou poderá chegar no máximo em 24º, fazendo seis pontos e o piloto do carro Nº2 terá que fazer os 54 pontos possíveis.
Neste cenário os dois empatariam em 523 pontos, e o desempate seria realizado em melhores colocações nas corridas. Como os dois teriam três vitórias, o número de segundos lugares determinaria o campeão, e isso pesaria a favor de Newgarden, já que o norte americano tem três segundos lugares contra dois do espanhol.
Com relação a Pato, não importaria a posição do mexicano em caso de vitória de Newgarden, já que Pato poderia chegaria no máximo aos mesmos 523 pontos (sendo segundo na corrida e liderando ao menos uma volta, fazendo 41 pontos), mas o piloto da McLaren teria uma vitória a menos que Newgarden e Palou.
Patrício O’Ward – Missão quase impossível – 35 pontos.
Assim que pintar a bandeira verde, a diferença irá para no mínimo 40 pontos devido ao espanhol Palou largar. Pato O”Ward precisará fazer os 54 pontos do final de semana e torcer para Alex Palou ficar da 12ª colocação para trás sem o piloto da Ganassi liderar nenhuma volta, ou Palou em 13º, e podendo liderar uma volta. Assim, o campeão seria O’Ward com 536 pontos, contra 535 de Palou.
Com relação a Newgarden, não importa a colocação do norte-americano, pois automaticamente se Patrício O’Ward não vencer a prova, o título já fica com Alex Palou.
Alex Palou – No paraíso de Long Beach
Como visto na contagem de pontos para Patrício O’Ward, o número mágico do espanhol do carro Nº 10 é o 536. Esse é o máximo que O’Ward pode fazer, e se ambos empatarem em pontuação, a vantagem sempre será de Palou. Mesmo cada um tendo três vitórias neste cenário, Palou tem dois segundos lugares em corridas, contra nenhum do mexicano. Palou está a espera de uma 11ª colocação para fazer 19 pontos e chegar ao paraíso em Long Beach com 536 pontos e se sagrar campeão da IndyCar Series