Dale Coyne

Dale Coyne
Blog da Indy  /  Equipes  /  Dale Coyne

O terceiro time mais antigo da atual Indycar é a equipe dale Coyne Racing. Mais antiga que ela, apenas A. J. Foyt e Team Penske. Criada em 1984 por Dale Patrick Coyne, o time levou mais de 25 anos para ganhar sua primeira corrida na Indy e até hoje tem muitas dificuldades para arrumar patrocinadores e alinhar seus carros, mas nem de longe lembra de seus velhos tempos com tantas dificuldades.

O próprio Dale Coyne foi piloto de seu time nas cinco primeiras temporadas. Nem sempre ocnsgeuia se classificar ao grid devido a quantidade grande de carros para disputar as corridas. A partir de então, Dale Coyne começou a contratar uma série de pilotos pagantes que compravam um lugar no time. Um dos casos mais emblemáticos da equipe é a relação que teve com Dennis Vitolo, Hiro Matsushita, Gaston Mazzacanne entre outros tantos que passaram pelos carros Nº19 e Nº34 que marcaram época estampados na escuderia.

Dale Coyne sempre buscou parcerias ao longo de sua jornada na Fórmula Indy. Em 1995, Walter Payton, ex jogador da NFL associou-se ao time dando nome a equipe Payton Coyne até 1999, ano de seu falecimento.

Já no ano seguinte, Dale Coyne fez uma parceria com a fabricante de chassis Swift e Hiro Matsushita para um de seus carros.

Os anos mais complicados da história da equipe foram entre 2001 e 2002, quando participaram apenas de duas corridas na CART em 2001 e de duas provas em 2002.

A partir de 2004, Dale Coyne começou a pagar salários para um de seus pilotos, caso de Oriol Servià que conquistou o segundo pódio da equipe,a té então apenas Roberto Moreno tinha ido ao pódio em 1996, em Michigan.

Em 2006, Cristiano da Matta teve uma chance com o time e entre os anos de 2007 e 2008, Bruno Junqueira levou o time ao melhor resultado de sua história até aquele momento, o segundo lugar em Zolder, na Holanda.

A primeira vitória do time veio em 2009, em Watkins Glen com Justin Wilson. O inglês repetiria mais uma conquista no Texas em 2012.

Mike Conway venceu uma corrida pelo time em Detroit um ano depois e Carlos Huertas em Houston, venceria com o time em 2014.

O maior vencedor da equipe é Sebastien Bourdais com duas vitórias. Os dois triunfos aconteceu na pista de rua em Saint Petersburg, na Flórida, nos anos de 2018 e 2019.

Desde 2018, o carro N 18 com patrocínio da Sealmaster tem parceria com Jimmy Vasser e James Sullivan. Já neste ano, Rick Ware, que tem uma escuderia na Nascar, somou força a Dale Coyne no carro Nº 51.

Dono: Dale Coyne

Presidente: Rick Ware

Diretor técnico: Terry Brown

Engenheiros:
Todd Phillips


Histórico na IndyCar

Estreia na Indy:

Largadas:

Vitórias:

Poles:

Top5:

Top10:

1ª Vitória: 2009 - Justin Wilson em Watkins Glen

Parceiros

Cafe Mineiro
Duek Motohomes
Liberty Industrial
KVR – Kart