Canadá tem corrida na Fórmula Indy após três anos.
Uma das corridas mais tradicionais da Fórmula Indy é o Grande Prêmio de Toronto, realizada no Exhbition Place, um parque de exposições próximo ao centro da cidade. Esta será a 36ª vez que a corrida de Toronto na Indy é realizada nesse local.
No entanto, devido a pandemia da Covid-19 e as rigorosas medidas restritivas do Governo canadense, a prova ficou de fora do calendário da IndyCar nos dois anos mais agressivos da Pandemia, 2020 e 2021, mesmo tendo contrato com a Honda do país para a realização da prova. Para se ter idéia, a última que a Indy correu em solo canadense os carros ainda nem tinha o aeroscreen.
A primeira prova nas ruas de Toronto aconteceu em 1986 e de lá pra cá, tivemos outras 34 provas. Apenas no ano de 2008, quando a IndyCar e a Champ Car World Series se unificaram é que não tivemos corrida no Exhbition Place. Já nos anos de 2013 e 2014 o GP de Toronto foi realizado em forma de rodadas duplas, ou seja, tivemos duas corridas em cada um desses anos.
O Canadá sempre foi um país que recebeu muitas provas da Indy e um grande investidor com patrocínios em suas corridas. Nas 21 primeiras edições do GP de Toronto, a cervejaria Molson patrocinava a corrida que fica localizada no estado de Ontário. Desde 2009, a montadora Honda que é muito forte no Canadá, patrocina a única corrida do calendário que é localizada fora do território dos Estados Unidos.
Com relação ao circuito de Toronto, são 2874 quilômetros de extensão no sentido horário, sendo sete curvas para a direita e quatro curvas para a esquerda, totalizando onze curvas no total. A reta oposta com cerca de 900 metros de aceleração plena é o ponto mais claro de ultrapassagens nessa pista. Por ser uma pista de rua e que usada pelos habitantes diariamente, tem partes de concreto usinado e outras de asfalto, o que dificulta bastante o acerto principalmente de amortecedores, sendo uma das pistas mias onduladas do calendário.
O Grande Prêmio de Toronto acontece nesse domingo a partir das 16h30 com transmissão da TV Cultura e da ESPN 4.
Todos os treinos livres, o treino classificatório e o pós corrida você acompanha no Youtube do Blog da Indy.