Equipe deve ficar sem receber da IndyCar prêmio de US$1,3Mi para 2023
Como forma de premiar a lealdade aos donos de equipes, a IndyCar criou o prêmio Leader Circle que oferece US$1,3Mi para os carros que competem regularmente em todas as provas do campeonato da Fórmula Indy. No entanto, esse prêmio é pago apenas para os 22 primeiros do campeonato. Neste ano, atemos 25 carros inscritos para todas as corridas, após a saída do carro #11 da equipe AJ Foyt.
E o problema para a equipe AJ Foyt é justamente com relação ao carro Nº 11. Desde o começo da temporada até a etapa de Mid-Ohio, última vez que esse carro foi a pista, ele era divido entre Tatiana Caldéron que fazia as provas em pistas mistas e de rua, e o J. R. Hildebrand nos circuitos ovais. A pontuação que vale no Leader Circle é o carro, ou seja, nessas nove etapas foi somado 111 pontos no carro #11, enquanto que o carro #14 de Kyle Kirkwood, havia somado 98 pontos e o #4 de Dalton Kellett apenas 70 pontos.
Kyle Kirkwood somou mais 28 pontos nas três ultimas etapas da Indy, aumentando a sua pontuação no carro #14 para 126 pontos. Caso a Foyt tivesse feito a alteração de Kyle Kirkwood no carro #11, esse bólido teria 139 pontos, a mesma quantidade de pontos que hoje tem o #29 da Andretti de Devlin DeFrancesco, e 19 pontos atrás do #48 de Jimmie Johnson da Chip Ganassi.
O Nº 14 é um dos mais tradicionais carros da história da IndyCar, no entanto, a situação financeira que a Foyt se encontra poderia ter sido uma opção trocar Kyle Kirkwood para o carro #11 e Dalton Kellett para o #14. Dessa forma, a equipe poderia manter a tradição nas pistas, além de poder disputar o Leader Circle.
Com o desempenho apresentado pela AJ Foyt até o momento é muito difícil imaginar que a equipe irá conseguir superar a Ganssi #48, já que Jimmie Johnson vem obtendo ótimos resultados em circuitos ovais e ainda temos Saint Louis pela frente no campeonato.
Assim como Jimmie Johnson conseguiu Top10 em Iowa e Texas, Kyle Kirkwood vai precisar de um pódio improvável para encostar no carro #48 nessas últimas cinco etapas.