Histórico circuito da curva Saca Rolha recebe Indy pela 24ª vez.
O icônico circuito de Laguna Seca receberá a Fórmula Indy neste final de semana e poderá marcar o campeão da temporada de 2021.O espanhol Alex Palou que tem boa vantagem no campeonato deste ano, poderá se sagrar campeão da categoria, mesmo faltando ainda a corrida final em Long Beach no dia 26 de setembro.
A primeira corrida de Fórmula Indy em Laguna aconteceu no ano de 1983 com vitória de Teo Fabi correndo pela equipe Forsythe. De lá para cá, outras 23 corridas da Indy aconteceram em Laguna Seca.
Desde essa corrida inaugural em Monterey, tivemos por 22 anos consecutivos prova neste circuito de Laguna Seca, ou seja, de 1983 a 2004 tivemos a Indy desembarcando por lá consecutivamente neste período, sempre nos meses de setembro ou outubro, quase sempre marcando o fim da temporada. Exceção feita em 2002 e 2003, que as corridas aconteceram em julho.
Entre os anos de 2005 e 2018, a Fórmula Indy deixou de realizar provas em Laguna Seca. Devido a pandemia da Covid-19, no ano passado que teríamos uma rodada dupla em Laguna Seca, o governo da Califórnia optou por cancelar o evento devido ao alto número do contágio do Coronavirus no estado que fica localizado a o circuito.
O maior vencedor desta prova é Bobby Rahal, que já venceu em Laguna Seca por quatro oportunidades. Michael Andretti é o piloto que mais largou em Laguna Seca com 19 inícios. Bryan Herta e Mario Andretti são os pilotos que mais conquistaram poles, três cada um.
Hélio Castroneves detém o recorde da pista com 1mi07s722 obtido 21 anos atrás, quando saiu na pole position em 2000. O último vencedor em Laguna Seca foi Colton Herta em 2019. A equipe que mais venceu em Laguna Seca foi o Team Penske.
Apenas Bobby Rahal em 1986 e 1987, Danny Sullivan 1988, Michael Andretti 1991 e Cristiano da Matta em 2002 venceram a corrida de Laguna Seca no mesmo ano que se tornaram campeão da Indy.
Neste final de semana teremos novamente 27 carros no grid da prova, além dos 24 carros regulares da temporada, Hélio Castroneves com sua Meyer Shank Racing, Oliver Askew no terceiro carro da Rahal Letterman e Callun Ilott com a Juncos Racing farão parte do grid.
Os pilotos terão ao longo das 95 voltas deste domingo, 150 segundos de push to pass, o dispositivo que dá potencia extra nos motores para poder realizar uma ultrapassagem, ou mesmo, defender-se. Cada acionamento do push to pass não poderá passar de 15 segundos de duração.
A Firestone irá disponibilizar seis jogos de pneus primários, aqueles com a banda preta, que são os de compostos mais duro, enquanto que, quatro jogos de pneus alternativos, aqueles coma banda vermelha, que são os compostos mais macios.
A partir das 15h50 os pilotos serão anunciados ao público em Laguna Seca. O comando de ligar os motores será dado exatamente às 16h23 e a bandeira verdade das 95 voltas do Grande Prêmio de Laguna Seca será acionada.
A transmissão da TV Cultura começa a partir das 16h00 com a narração de Geferson Kern e os comentários de Rodrigo Mattar no domingo dia 19. Na Com Brasil o IndyFã poderá ver a reprise da corrida às 21h00 no final do domingo.
O Blog da Indy estará in loco mais uma vez para a cobertura de todo o final de semana em Laguna Seca das atividades da IndyCar Series. Fique ligado nas redes sociais do @BlogdaIndy.